Precisando acessar partições Linux no Windows?

Precisando acessar partições Linux no Windows?

Precisei utilizar um programa para ler partições linux no windows afim ajudar uma micro empresa que tinha um servidor HP ProLiant ML110 G5 rodando servidor de arquivo em linux (ubuntu), mas a fonte, depois de 7 anos, queimou 🙁  Lembrando que este servidor só era desligado quando a empresa ia ficar muito tempo fechada (geralmente carnaval e feriados).

Se você tiver o Windows e Linux na mesma máquina e quiser acessar os arquivos de sua partição Linux a partir do Windows, você certamente precisará usar algum tipo de software para ler o sistema de arquivos Ext (ou outro formato), isso porque o Windows não pode acessar nativamente sistema de arquivos nos formatos usados pelo Linux. Mas com estes três utilitários, você poderá acessar partições no formato Ext2, Ext3, Ext4 e outros formatos. Conheça mais um pouco sobre cada um deles.

Ext2Fsd

Ext2Fsd

Ext2Fsd é um software livre licenciado sob a licença GPL2, o que significa que qualquer um pode modificar ou distribuí-lo sob esta licença. Ele foi desenvolvido para funcionar como um driver de sistema de arquivos Ext para Windows e pode lidar com partições Ext2, Ext3 e Ext4 com capacidade de gravação. Entretanto, você não deve alterar nada em sistemas de arquivos da partição Ext, caso contrário, poderá quebrar alguma coisa. Você usa o programa basicamente para atribuir e montar a partição Linux e depois acessa ela pelo Windows Explorer.

Conheça melhor o Ext2Fsd

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link e para baixar o programa, clique nesse link.

Linux Reader

linuxreader

DiskInternals Linux Reader é um utilitário muito seguro para ler partições de sistema de arquivos nos formatos Ext2, Ext3, Ext4, HFS e ReiserFS, pois ele só permite ler o sistema de arquivos a partir do Windows, isso serve para garantir que a interferência dele no sistema de arquivos alternativo não afetará o trabalho no Linux mais tarde. Ele usa uma interface no mesmo estilo do Windows Explorer, o que torna seu uso bem simples e intuitivo. O programa também pode criar e abrir imagens de disco como VHD, VDI e assim por diante.

Conheça melhor o Linux Reader

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link e para baixar o programa, clique nesse link.

Ext2Read

Ext2Read-ex2explore

Ext2Read é como um utilitário de explorador de arquivos que permite ao usuário explorar partições ext2/ext3/ext4 e também suporta LVM2. Ele pode ser usado para ver e copiar discos, arquivos e pastas, podendo copiar recursivamente pastas inteiras.

Conheça melhor o Ext2Read

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link e para baixar o programa, clique nesse link.

Cuidados ao usar programas que permitem acessar partições Linux no Windows

É importante observar que os aplicativos acima devem ser executados como administrador e devem ser usados com muita cautela, pois sempre existe o risco de danificar a partição que está sendo acessada, por isso, use-as por sua própria conta e risco.

Referência: noobslab

Comentarios

Comentarios

Sobre Leonardo Duarte

Carioca, dinâmico, procuro resolver os problemas o mais rápido possivel. Consultor na área de tecnologia da informação há mais de 12 anos. Adoro tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top